quarta-feira, 9 de março de 2016

Baleia Azul: Curitiba registra 5 casos de tentativa de suicídio de adolescentes

Na madrugada desta terça-feira (18), cinco adolescentes tentaram suicídio em Curitiba. Polícia acredita que haja envolvimento no jogo da morte.

Aterrorizante, assim podem ser descritos a situação dos adolescentes que entram para os grupos secretos do jogo da #Baleia Azul, conhecido em todo o mundo como o jogo do #Suicídio. Embora milhares de pessoas acreditem que o membros destes grupos são fúteis e que possuem um "parafuso" a menos, se faz necessário ressaltar que elas são vítimas de cibercrimonosos que as ameaçam a ponto de induzi-los ao suicídio.

De acordo com o portal de notícias online G1, foram registrados cinco casos de tentativas de suicídio de adolescentes na madrugada desta terça-feira (18), na cidade de Curitiba, capital do Paraná. Ainda não se pode afirmar que os jovens participavam do game da morte, contudo a polícia está investigando e indícios apontam para o jogo.

Cinco tentativas de suicídio em uma só madrugada
Segundo a Secretária de Saúde de Curitiba os jovens têm entre 13 e 15 anos. De acordo com a nota oficial emitida pela administração do município de Curitiba, os adolescentes tinham ferimentos pelo corpo, compatíiveis com a automutilação propostas pelo jogo e ingeriram medicamentos na tentativa de tirarem a própria vida.

Diante destes casos registrados em poucas horas, a prefeitura de Curitiba chegou a emitir um alerta para os pais e professores, mencionando os perigos ligados pelo jogo Baleia Azul. Todos os casos serão investigados e ainda não é possível afirmar com certeza que as tentativas de suicídio estão ligadas diretamente ao jogo da Baleia Azul.

Em nota a prefeitura de Curitiba informou que serão criadas atividades de prevenção ao suicídio nas escolas municipais, tendo como público os jovens na faixa etária que é alvo dos cibercriminosos. Os educadores serão capacitados para falarem sobre o game da morte, na tentativa de impedir que mais jovens se tornem vítimas deste crime.

Segundo o secretário de Saúde de Curitiba, os pais devem dialogar com seus filhos e expor os riscos eles passam a correr quando optam por participar do jogo da Baleia Azul. Ele também pediu que os pais prestem mais atenção no comportamento de seus filhos e que caso precisem de ajuda, busquem auxilio nos postos médicos da cidade.

Jogo da morte
O jogo da Baleia Azul, surgiu na Rússia em 2015, estima-se que aproximadamente 130 jovens daquele país cometeram suicídio, sob a influência dos "curadores" do game. De maneira rápida o jogo se espalhou por toda Europa e a pouco tempo chegou ao Brasil, onde infelizmente já fez duas vítimas fatais.

A polícia de todo Brasil está vasculhando os grupos relacionados ao jogo, afim de conseguir informações sobre os seus participantes e "curadores", que podem responder judicialmente pela indução ao suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário